dicas-melhorar-educacao-financeira-rapido

6 Dicas Para Melhorar sua Educação Financeira

Se você decidiu que precisa melhorar sua educação financeira, lembre-se de que qualquer mudança será gradual, portanto, não se cobre tanto se for mais difícil do que você pensava.

Com o tempo, uma melhor administração do dinheiro será um habito adquirido.

Leia com atenção cada dica, coloque-as em prática e veja seus resultados.

1. Conheça seu orçamento

Educação financeira e finanças pessoais são conceitos diretamente relacionados: Através da educação financeira você aprende a administrar melhor suas finanças e, portanto, se torna mais consciente sobre o dinheiro.

A primeira dica é saber seu orçamento – como você pode ter uma atitude mais saudável em relação ao dinheiro se você não tem uma ideia clara de quanto ganha e quanto gasta?

Portanto, analise todas as suas transações e cada movimento. Descubra quais são seus padrões de gastos, veja se você pode economizar mais e se pode colocar parte de seu dinheiro em investimentos.

Use algum tipo de planilha como, por exemplo, a do Google Docs, para listar suas entradas e saídas detalhadamente, isto vai tornar o controle financeira mais assertivo.

2. Preparar para situações inesperadas

Uma parte obrigatória da educação financeira é compreender a importância de estar preparado para eventos financeiros inesperados, tais como uma manutenção inesperada da casa, despesas hospitalares ou até mesmo perda de renda.

Ter uma reserva de emergência o ajudará a economizar dinheiro suficiente para cobrir essas despesas.

Dessa maneira, você estará preparado para lidar com despesas imprevistas, e caso algo aconteça você não correrá o risco de se endividar ou pelo menos vai reduzir as chances disso acontecer.

3. Ter objetivos e metas para seu dinheiro

Mais um passo importante para sua educação financeira é ver o dinheiro como um aliado e não como vilão.

Se você quer permanecer concentrado em economizar, deve estabelecer metas e objetivos.

Se você economizar apenas por economizar, a quantia “perde” seu significado e provavelmente acabará gastando-a em outra coisa.

Portanto, dê-lhe um nome e lembre-se sempre do motivo da economia.

Além disso, as metas aproximam seus sonhos da realidade, dando-lhe uma meta e um prazo para alcançá-la.

4. Examine seus hábitos financeiros

Uma mudança na gestão de seu dinheiro realmente acontecerá quando você analisar seus hábitos financeiros em detalhes.

Há atitudes que são prejudiciais às finanças, tais como gastos compulsivos, falta de controle sobre seu orçamento e falta de economia.

Este é um exercício de autodescoberta e é muito importante para sua educação financeira.

Se você identificar um comportamento que esteja prejudicando sua carteira ou seu bolso, você pode se concentrar nele primeiro e fazer uma mudança significativa em suas finanças.

5. Falar de dinheiro

É importante poder falar de dinheiro com as pessoas em quem você confia.

É claro que você não deve dizer a todos qual é seu salário, mas falar com alguém sobre sua organização financeira, sua reserva de emergência e outros termos financeiros faz a diferença e ajuda você a aprender mais sobre finanças, que é o objetivo da educação financeira.

O dinheiro não é um objetivo, é um meio usado para alcançar um objetivo, então por que não falar sobre isso abertamente?

É claro que existe toda uma construção histórica e social que impede que as pessoas falem sobre isso, mas é um tópico importante para identificar oportunidades de melhorar seu orçamento.

Comece pequeno, escolha alguém com quem você se sinta confortável e veja como você se sente ao falar sobre dinheiro, quebre esse tabu.

Conclusão

Como falei antes, para acertar sua vida financeira de vez, você precisa entender que será um processo gradual e muitas vezes difícil.

Mas, em tempo, isto se tornará um hábito e tudo vai se alinhando para que você consiga sair de uma situação complicada e começar a investir em um futuro financeiro saudável, que é o que todos nós buscamos.

Leia também: 6 Dicas para Melhorar sua Pontuação de Crédito e Aumentar suas Chances de Conseguir um Empréstimo

5/5 - (14 votes)
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima